A importância dos alimentos durante a Quaresma e a Páscoa

pascoa

 

Jejum

A Páscoa marca um período de renovação para os cristãos em que a ressurreição de Jesus no Domingo deve ser lembrada com alegria. Os 40 dias que antecedem essa comemoração é chamada de Quaresma e se inicia na quarta-feira de cinzas. A Igreja recomenda que seja feito o jejum na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira Santa onde o cristão deve se privar de algo que goste como instrumento de santificação da alma, que pode ser a bebida alcoólica, doces, etc.

Aos que realmente seguem todos os preceitos rigidamente, o jejum é feito durante os 40 dias, com abstinência de carne vermelha, que consiste em uma única refeição diária ou mesmo duas refeições leves.

 

Ovos de Páscoa

Os ovos são considerados um símbolo de nascimento e fertilidade, sendo uma tradição milenar do cristianismo e, também de várias culturas, presentear os amigos e familiares com ovos ocos de galinha com pinturas sempre alegres. Quando a Páscoa cristã passou a ser celebrada, os ovos passaram a ser vistos como um símbolo da ressurreição de Cristo. Com o tempo, os ovos de galinha começaram a ser recheados com chocolate por confeiteiros e, a partir do século XIX, os ovos feitos totalmente de chocolate foram difundidos e são utilizados até hoje.

ovo-de-pascoa 

Colomba Pascal

A colomba tem formato de uma pomba, símbolo universal da paz e por isso é uma das tradições durante as comemorações de Páscoa, por fazer lembrar a paz entre os homens. A história conta que o rei Lombardo Alboino, raivoso com os problemas da guerra, na cidade de Pavia, Itália, se acalmou depois de ganhar de um padeiro da cidade, um doce em forma de pomba, desde então, a Colomba também virou um símbolo importante.

Ela se diferencia do Panetone por ser mais cítrica, conter mais manteiga e ovos e receber cobertura de glacê e castanhas em lascas.

colomba

Todas essas simbologias desse período de renovação e Paz são importantes para lembrarmos que devemos estar perto da nossa família e de nossos amigos para que o amor e a felicidade sempre nos acompanhem.

 

Feliz Páscoa a todos vocês!

Grande beijo,

Fê Fittipaldi.

Leave a Reply


oito + 6 =