Abacate – Tem muita gordura? Faz bem? Descubra mais

abacate

Quando pensamos nessa fruta qual é a primeira coisa que vem à cabeça? É a Gordura…..acertei?

Sim, está correto também, mas diferente do que muitos acreditam, a gordura presente no abacate é saudável, está presente principalmente a do tipo monoinsaturada como o ômega 9 (ácido oleico).

Estudos já comprovam que seu consumo regular está associado à diminuição do LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (bom colesterol), portanto, é uma aliada na proteção do coração, além de também mostrarem que auxilia na diminuição da circunferência abdominal.

O abacate pode fazer parte de um plano alimentar saudável, mas é importante controlar a quantidade ingerida por ser um alimento que apresenta um alto valor calórico. Para se ter uma ideia, em 100g, encontramos 160kcal.

Além dos benefícios acima, essa fruta possui também vitamina E, ácido fólico e potássio, que conferem efeitos antioxidantes e protetores das artérias. Muitos benefícios, não é mesmo? Não é necessário comer um abacate inteiro e ainda enchê-lo de açúcar. O ideal é consumir de 2 a 3 colheres (sopa) ao dia com gotas de limão ou mesmo um creme batido com suco de abacaxi natural.

Aproveitem essa fruta e experimentem receitas nutritivas e fresquinhas para esses dias quentes, como a que coloco a seguir:

9fdab-saladaabacate

Salada Refrescante com Abacate

1 pé de Alface americana

½ unidade de Abacate picado

2 fatias de Abacaxi picado

½ maço pequeno de Hortelã picada

1 xícara de tomate cereja fatiado ao meio

2 colheres (sopa) de castanha do Pará picadas

1 xícara de Frango desfiado temperado

Azeite a gosto

1 colher (chá) de Mostarda

Sal a gosto

 

Preparo:

Em um bowl de servir, coloque as folhas de alface americana em toda a base, acrescente o frango desfiado, abacate, tomate cereja, castanha e salpique a hortelã picada. Regue com a mistura de azeite, mostarda e sal e sirva.

 

É uma preparação rica em gorduras monoinsaturadas vindas do abacate, azeite e castanha, além de ser rica em fibras, vitaminas, minerais e toda a refrescância da hortelã.

Leave a Reply


+ oito = 9