Alfarroba – Que tal conhecer mais sobre essa delícia que pode substituir o Chocolate

Alfarroba Nutricionista

A Alfarrobeira (Ceratonia siliqua) é uma planta originária da Região Mediterrânea , sua vagem, a Alfarroba, é comestível, lembra um pouco o feijão , tem a cor marrom escuro e sabor adocicado.

Dentro dessa vagem, encontram-se pequenas sementes, os “kilates”, que eram utilizadas na Antiguidade para avaliar as jóias, devido ao seu pouco peso e sua uniformidade. Mas, o que mais chama a atenção em relação à Alfarroba, é o fato de ser muito parecida ao cacau quando torrada e transformada em pó. Em Portugal, sua utilização em doces é secular e foi introduzida pelos árabes a partir do século VIII.

Aqui no Brasil ainda não é muito difundida pois o chocolate é largamente apreciado e também apresenta um preço mais acessível do que a alfarroba.

MAS VAMOS CONHECER OS SEUS BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS QUE SÃO MUITOS:

  • Não possui gluten, lactose, cafeína ou teobromina (estimulante encontrado no chocolate);
  • Enquanto o cacau possui até 23% de gordura (inclusive ômega 3 e ômega 6) e 5% de açúcar, a alfarroba apresenta 0,7% de gordura  e alto teor de carboidratos (frutose, sacarose);
  • Contém fibras, auxiliando na saúde do intestino e trazendo sensação de saciedade;
  • Contém vitaminas B1 e B2, que atuam no sistema nervoso e metabolização de gorduras, proteínas e carboidratos;
  • Contém polifenóis, substâncias antioxidantes que auxiliam no combate aos radicais livres. Estudos recentes mostram que esse poder antioxidante é semelhante ao azeite e superior ao vinho
  • Tem boa quantidade de ferro, manganês, fósforo, potássio, cobre, cálcio e zinco; Possui menos calorias que o chocolate, devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos. Aproximadamente 80 Kcal em 20g de produto, sendo que o chocolate chega a uma média de 180 kcal.

Além de todos esses atributos nutricionais, a Alfarroba também é utilizada em vários processos industriais, muito usada em cosméticos como xampus, condicionadores, como até para dar forma a alguns comprimidos e também como espessante na indústria alimentícia.

MAS…E O SABOR? É AGRADÁVEL?

A aparência e o aroma são bem parecidos com o chocolate, porém o sabor e a consistência são um pouco diferentes, mas também muito agradáveis. Não é tão doce como o chocolate ao leite, mas também não é igual ao amargo. Eu adoro…experimentem e descubram novos sabores!

Esse e mais outros artigos em: http://www.feelgreat.com.br

 

Leave a Reply


− 7 = um