Anis Estrelado, conheça essa especiaria de aspecto incomum

 

anis 

O anis-estrelado (IIIicium verum) é originário do Vietnã e da China, considerado uma especiaria e muito usado na culinária e em tratamentos medicinais por lá. Seu nome vem devido ao formato em pontas que lembra uma estrela. Na culinária chinesa é muito apreciado em sopas, caldos, marinadas de carne de porco, pato e na cozinha vietnamita, usado no “pho”, uma sopa de macarrão e carne. Seus óleos essenciais são também muito utilizados em bebidas alcoólicas, como o conhecido sambuca.

Por apresentar um sabor bem característico, muitas pessoas aqui no Brasil acabam não se acostumando e não utilizam em preparações do dia a dia, outro inconveniente é o de não ser tão fácil de achá-lo à venda.

Por aqui, seu uso é mais conhecido em infusões. O chá produzido é muito indicado para gripes, gases, tosses, efeito expectorante e inclusive na melhora do mau hálito quando mastigado, por isso é bastante usado na formulação de pastas de dente.

anis

Ultimamente, tem havido um grande interesse econômico e científico em relação a essa planta, pois muitos estudos têm relatado sua eficácia como matéria-prima na fabricação de medicamento antiviral contra a gripe aviária e também a H1N1.

É rico em cálcio, além de possuir gorduras saudáveis do tipo mono e poli-insaturadas. Façam o teste e incluam em preparações em que não costumam utilizá-lo. Vai trazer mais sabor e nutrientes para vocês.

Uma dica é uma receita de suco que fiz e que está no youtube, no canalbeautyin. Assistam e experimentem!

Grande beijo!!!

Leave a Reply


um + 5 =