Aveia – Muita fibra para o seu dia-a-dia

Farelo-Aveia

Cereal muito nutritivo, rico em proteínas, cálcio, ferro e principalmente conhecida pelo seu alto teor de fibras solúveis que além de auxiliarem no bom funcionamento do intestino, estão relacionadas, também, na manutenção de níveis saudáveis de colesterol.

A fibra solúvel presente é a β-glucana que é hidrossolúvel e tem tendência a formar soluções viscosas e géis quando em contato com a água, auxiliando inclusive na saciedade e está presente em maior quantidade no farelo de aveia.

O Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador americano de alimentos e medicamentos, após ter feito uma avaliação rigorosa de estudos científicos, reconheceu o benefício em se consumir 3 g de fibras solúveis para a redução de doenças coronarianas. Desse modo, foi autorizada a informação nos rótulos de farelo de aveia sobre esse efeito na redução do colesterol.

Pensando em quantidades, a sugestão é de que se consuma 3 colheres (sopa) ao dia, que corresponde a aproximadamente ½ xícara (chá).

aveia-em-flocos

(imagens: divulgação)

Apresentações:

– Flocos: Quando o grão é prensado integralmente, conservando seus principais nutrientes. Os flocos finos são aqueles submetidos à moagem;

– Farelo: Provém da camada externa do grão. Maior concentração de β-glucana;

– Farinha: Normalmente é obtida da parte interna do grão. Possui menos fibras que os flocos e o farelo.

A aveia pode ser utilizada em mingau, adicionada em sopas e molhos para enriquecê-los com fibras e outros nutrientes; em saladas, iogurtes, bolos, tortas. Use sua imaginação e adicione hoje mesmo esse ingrediente saudável e nutritivo. Não espere mais!

 

Grande beijo,

Fê Fittipaldi

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