Café – Você consegue viver sem?

 

cafe

Muito ainda se comenta se é saudável ou não consumir café todos os dias e principalmente sobre a quantidade adequada. É claro que cada pessoa tem uma reação diferente ao consumi-lo, alguns não conseguem dormir bem após uma xícara da bebida, por exemplo, mas o que se pode afirmar é que ele possui muitos benefícios.

No final de setembro deste ano, um artigo da Harvard Gazette mostrou vários estudos da escola de saúde pública de Harvard que ilustra os efeitos positivos. Um exemplo é o estudo de um professor de epidemiologia e nutrição da instituição que mostra que beber de 4 a 5 xícaras de café diariamente corta aproximadamente pela metade o risco de Doença de Parkinson comparado ao consumo diminuído ou nulo de cafeína.

O café pode ser uma boa alternativa a água devido aos muitos benefícios à saúde que ele pode trazer. Claro que aqui estamos falando da não utilização do açúcar no seu cafezinho, dessa maneira, ele contém quase 0 calorias e é muito mais saudável do que refrigerantes, pois além da cafeína é rico em polifenóis, micronutrientes relacionados à prevenção de câncer e pressão alta.

cafe

Muitos outros benefícios já são conhecidos como o de proteger contra o Diabetes tipo 2 e Doenças Cardiovasculares, além de diminuir os níveis de depressão entre mulheres. Ainda assim, outro professor de Harvard, Frank Hu, afirma que ainda não está muito claro o porquê de o café ser tão benéfico, como ele mesmo diz, o café é uma bebida muito complexa.

Além do consumo tradicional, ele pode ser usado em diversas preparações como smoothies geladinhos, bolos, molhos para carnes, sorvetes e até mesmo em sopas.

 

Molho para carnes com café

Ingredientes:

– 1 cebola picada

– 1 colher (sopa) manteiga

– 1 colher (sopa) azeite

– 1 colher (sopa) açúcar mascavo

– 2 colheres (sopa) de iogurte natural

– 1 colher (sobremesa) de café solúvel

– Sal e pimenta a gosto

Preparo: Em uma frigideira derreta a manteiga com o azeite, adicione a cebola e o açúcar mascavo e mexa até que fique transparente e caramelizada. Coloque o café solúvel, o iogurte e tempere com o sal e a pimenta. Sirva com carnes e acompanhamentos como batatas gratinadas ou arroz e uma saladinha verde. Bom Apetite!

carne com molho

Mandem também suas idéias!

(imagens: divulgação)

Grande beijo,

Fê Fittipaldi.

Leave a Reply


dois × = 10