Conch – Ilhas Virgens e St. Martin

conch

Fonte: http://www.ultimatechase.com

Alguém já ouviu falar nesse molusco? Como sempre gostei de assistir a documentários de viagens e gastronomia, após um que mostrava a pesca do Conch e receitas na região do Caribe, mais precisamente em Turk and Caicos, coloquei como meta experimentá-lo. Antes de uma viagem para as Ilhas Virgens e St. Marteen de navio, fiz diversas pesquisas pela Internet para tentar descobrir onde eu poderia experimentar essa iguaria e o local escolhido foi o restaurante Hervé em St.Thomas (Ilhas Virgens). Fiquei sabendo que foi fechado no ano passado, mas no mesmo local abriram o Chez Le Caribbe com o mesmo chef no comando.

8595306862_b0ca5b394a_b

Fonte: landlopers.com

Um restaurante agradável, familiar e composto de um mix de cozinha contemporânea americana, cozinha francesa clássica e influências caribenhas de um casal Nova Iorquino apaixonado pelo Caribe. Prato de entrada? Bolinhos de Conch (Conch Fritters com chutney de manga). Uma rica mistura de sabores….muita pimenta e toques adocicados. A carne de Conch aparecia timidamente, bem picadinha, mas o que pude perceber é que era um pouco rígida, lembrando a da lula e muito saborosa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Fonte: www.conchyjoecooks.com

Alguns dias depois, já em St. Martin (do lado francês da ilha, St Marteen é o holandês), descobri um quiosque de comidinhas no meio da rua que tinha um cardápio completo de tudo o que você pode imaginar de preparação feita com Conch. Conch frito em tiras com batatas fritas e salada, filé de conch grelhado, conch assado com legumes, bolinhos, hamburger….fiquei com a primeira opção. Uma carne branquinha, realmente um pouco fibrosa, mas muito saborosa. Valeu muito à pena!

Em cada região o Conch é consumido de uma maneira diferente:

- Leste asiático: frequentemente é cortado em fatias finas e depois cozido no vapor ou frito;
- Bahamas e as Antilhas: normalmente é comido em sopas e saladas;
- Ilha de Granada: consumido com curry ou em sopa picante.

- Ilha de Guam: comido em molho de soja com vinagre ou limão com pimenta;

- El Salvador: é servido ainda na concha com cebola, tomate, coentro e suco de limão e sugado como as ostras;

- Puerto Rico: servido como ceviche, marinado em suco de laranja.

 

Comments are closed.