CÚRCUMA – UMA ESPECIARIA RICA EM ANTIOXIDANTES

 

8837539f616aacd41c9dcc003891b92fc094506b-1

A cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra tem sua origem no sudeste asiático e há alguns séculos foi trazida ao Brasil e aqui se adaptou bem ao nosso clima, sendo bastante utilizada em diversas preparações culinárias.

Antes de falarmos dos pratos deliciosos que ela pode estar presente, vamos focar nos grandes benefícios que pode trazer à saúde. Ela é normalmente encontrada em pó, proveniente da sua raiz que é da mesma família que a do gengibre e esse pó de um intenso amarelo alaranjado, possui a curcumina, um pigmento natural.

Diversos estudos já realizados comprovam a ação benéfica desse pigmento. Apresenta uma forte ação antioxidante, prevenindo, portanto, o envelhecimento precoce das células. Além disso, possui uma potente ação anti-inflamatória e muito se fala na ação preventiva de alguns tipos de câncer. O fato é que em países em que seu consumo é diário, as taxas de incidência de câncer de cólon, útero, próstata e pulmões é muito mais baixa do que naqueles que não a consomem, mas estudos ainda estão em andamento.

O que já se sabe é que o consumo apenas como tempero dificulta uma ingestão alta e necessária para se obter todos esses benefícios. O que se pode fazer é adicionar alimentos que auxiliam a absorção da curcumina, como a pimenta do reino, principalmente, além do gengibre e do azeite.

Mas, lembrem-se, todo excesso pode trazer efeitos colaterais (interferência na ação de medicamentos, alergias, etc), portanto, consulte sempre um nutricionista e também seu médico.

A cúrcuma pode ser misturada no arroz, feijão, salpicada no ovo cozido, saladas e até mesmo em bolos de especiarias, por exemplo, que fica delicioso! Use a criatividade!

Curcuma

Molho Branco com cúrcuma

Ingredientes:

1 copo de leite desnatado

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de cebola picada e refogada

1 colher (chá) de cúrcuma

Sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Em uma panela, leve a manteiga para derreter e acrescente a farinha. Mexa bem até ficar levemente dourado. Acrescente o leite e mexa sempre até formar um molho homogêneo. Coloque a cebola previamente refogada, adicione a cúrcuma e tempere.

Sirva em massas ou mesmo como acompanhamento de carnes, tortas ou quiches.

Grande beijo,

Fê Fittipaldi.

Leave a Reply


7 × seis =