De onde vem a cor do Campari?

Segredos do Campari

Campari é uma bebida aperitivo, obtida pela infusão de + ou – sessenta ingredientes macerados num malte de água destilada e álcool.

CAMPARI2

Foi inventado pelo italiano Gaspare Campari, 1862 e 1867. Hoje ainda a bebida tem a mesma composição original, graças à fórmula e segredo de quase 150 anos. No inicio surgiu como Licor, depois diminuiu o açúcar e se perpetuou a fórmula.

A  cor do Campari

É atribuído a cochonilha, um pequeno INSETO (olha eles aqui de novo…),  a cor vibrante e diferente da bebida.

Cochonilha

O corante cochonilha é utilizado desde as civilizações asteca e maia.

Produzido que quase exclusivamente em Oaxaca, por produtores indígenas, a cochonilha se tornou o segundo produto em valor exportado do México, superado apenas pela prata.

Cochonilha2

O corante era e é consumido em larga escala na Europa e seu valor era tão alto no mercado industrial que seu preço chegou a ser negociado na Bolsa de Mercadorias de Londres e Amsterdam.

O corante de cor vermelho-escura é utilizado em larga escala pela indústria cosmética, de bebidas e alimentícia, emprestando sua cor a biscoitos, geléias, sobremesas, sendo também utilizado em medicamentos e roupas, normalmente especificado como “Corante natural carmim de Cochonilha”,

Texto de Carlos Campineiro

Gerente de Alimentos e Bebidas

Consultor Internacional de Hospitality Management

 

1 Comment on De onde vem a cor do Campari?

  1. Hugo
    30 de abril de 2014 at 22:58 (1322 dias ago)

    Companheiro inseparável nos momentos marcantes.

    Responder

Leave a Reply


× 9 = cinquenta quatro