Goji Berry – uma delícia que faz bem!

goji

Essa frutinha vermelho-alaranjada , do tamanho de uma uva-passa, continua ainda muito badalada nas dietas. Ela é originária do Sul da Ásia (China, Índia, Tibet) e, por lá, sempre foi utilizada de geração em geração na esperança de uma vida longa e na busca pela beleza. No passado, as garotas chinesas de famílias ricas, bebiam o chá de goji para se tornarem mais jovens e mais bonitas, já os homens a utilizavam para o aumento da vitalidade sexual e um antigo ditado dizia que os homens que vão ficar muito tempo fora de casa, ou seja, de suas esposas, não devem levar Goji junto com eles.

Muitos também acreditam que ela possa auxiliar em alguns problemas de saúde como pressão alta, febre, diabetes, porém, temos que lembrar que ainda nada disso foi confirmado cientificamente. Alguns estudos sugerem que ela possa ter benefícios na qualidade do sono, como calmante ou mesmo na melhora da performance atlética, sendo consumida crua, cozida ou seca.

O que realmente está comprovada é a presença de antioxidantes, vitaminas e minerais, com ênfase na alta concentração de vitamina C. A fruta é 50 vezes mais rica nessa vitamina do que a laranja. Ela tem sido muito consumida em dietas de emagrecimento, como comentado no início, mas devemos lembrar que ela pode sim fazer parte do nosso dia-a-dia, pois vai auxiliar no aumento da saciedade, mas essa rotina deve ser saudável para que os resultados possam ser notados. Ela sozinha, não fará milagres.

No Brasil, temos acesso à fruta seca que pode ser usada em diversas receitas como panquecas, bolos, sucos ou mesmo com iogurtes e cereais. Fica uma delícia!!

 

Geléia de Goji Berry

photo

Ingredientes

1 xícara de Goji Berry desidratada

¼ xícara de morangos picados

¼ xícara de suco de laranja

¼ xícara de água

Suco de ½ limão

1 colher de chá de gengibre em pó

1 a 2 colheres de sopa de chia

2 colheres de sopa de mel, agave ou adoçante de sua preferência (sucralose, stevia)

 

Preparo

Hidrate a chia com ½ xícara de água e deixe descansar por 30 a 40 minutos.

Coloque a Goji Berry em um recipiente com o suco de laranja, suco de limão e a água e deixe repousar po 1h30min a 2hs. Bata essa mistura no liquidificador com o gengibre e adoçante escolhido e após, adicione a chia hidratada e misture bem.

Sirva em torradas, iogurtes ou onde preferir.

Leave a Reply


oito − 6 =