Hortelã – É refrescante e muito saudável!

 

hortela

A hortelã (Mentha spicata) é originária da Ásia e difundida no mundo todo como erva medicinal e de grande uso na culinária. É uma planta refrescante, de cor vibrante e agrega muito sabor às preparações. Amplamente usada em chicletes, sorvetes, bebidas, caldas, balas, creme dental, antisséptico bucal, entre muitos outros.

Suas propriedades medicinais são também muito apreciadas, principalmente por trazer grandes benefícios digestivos. Ativa as glândulas salivares e várias enzimas digestivas, podendo auxiliar na indigestão. Além disso, é muito usada também na aromaterapia auxiliando no alívio do estresse.

hortela

Faça chás com essa deliciosa planta, e se preferir, bata também com frutas, invente sorbets e sorvetes, mas utilize também em preparações salgadas, como um delicioso molho:

Molho pesto de hortelã para carnes

1 maço de hortelã

2 ramos de salsinha

1 xícara de azeite

Sal e pimenta a gosto

Gotas de limão

3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

molho_pesto

Preparo: Separe as folhas de hortelã dos seus ramos e bata com todos os outros ingredientes. Esse molho pode ser utilizado na marinada de carnes (a de porco harmoniza muito bem) ou mesmo aquecido como acompanhamento de carnes prontas ou legumes grelhados.

Bom Apetite!

Beijo,

Fê Fittipaldi.

Leave a Reply


três − 3 =