MATCHÁ – Conheça os benefícios dessa planta poderosa

 

 

MATCHA.docx

Conhecida como um chá verde premium, é proveniente da mesma planta (Camelia sinensis), que o chá branco, verde, vermelho, etc.

As folhas do matchá (ou matcha) são colhidas apenas uma vez ao ano. Um mês antes da colheita, as plantações são protegidas da luz em um processo que força as plantas a lutarem para crescer. Isso resulta em folhas mais longas, finas e macias, ricas em clorofila e aminoácidos, em particular a L-teanina.

Apenas as melhores folhas de chá são escolhidas, são então estendidas no chão para secar, nunca sob a luz do Sol, e a moagem pode levar até 1 hora, produzindo apenas por volta de 30g de matchá. Os equipamentos e técnicas devem ser os mais precisos possíveis para que a planta não fique degradada. Ela deve ser tornar um pó extremamente fino e de cor verde vibrante.

Preparação / Tradição

Uma pequena quantidade de matchá é colocada dentro da tigela utilizando-se uma colher de bambu chamada chashaku, um pouco de água quente é acrescentada (nunca deixar ferver). A consistência ideal é conseguida com a utilização de um batedor de bambu, conhecido como chasen. Não deve haver grumos no líquido e nem nas bordas da tigela.

Considerado o mais puro e nobre dos chás verdes, ele contém de 10 a 15 vezes mais nutrientes. Um grama de Matchá oferece até 50 vezes a quantidade de epigalocatequina galato (um dos polifenóis – antioxidante) de uma xícara de chá verde convencional. Lembrando que os antioxidantes são importantes no combate aos radicais livres, protegendo nossas células e, além disso, estudos têm mostrado que esse antioxidante em específico pode ser uma ferramenta útil, dentre outras, para o controle da obesidade na utilização a longo prazo.

Usando o método de avaliação de poder antioxidante, conhecido como ORAC (capacidade de absorção de radicais de oxigênio), especialistas da Universidade de Tufts descobriram que a matcha possui uma classificação incrível de vinte vezes mais do que romãs ou blueberries. Classificação ORAC da Matcha foi de poderosas 1300 unidades por grama, em comparação com romã de 105 unidades por grama ou mesmo da blueberries com 91 unidades/g.

Vamos aproveitar todos esses benefícios através de produtos que possuem o matchá, assim como diversas preparações culinárias com esse incrível ingrediente.

 

utensílios.docx

OS três equipamentos usados na preparação do Matchá (batedor de bambu, tigela e a colher-chashaku).

Pave.docx

 Bolo recheado com creme de Matchá

Creme.docx

  Creme com Matchá

Mousse.docx

 Mousse de Matchá

Leave a Reply


+ 9 = dezoito