Mulheres que seguem uma dieta rica em fibras têm menor risco de desenvolverem câncer de mama

 

Câncer-de-Mama

Segundo um recente estudo conduzido por pesquisadores da Escola de Saúde Pública Harvard T.H.Chan, mulheres que adotam uma dieta rica em fibras, especialmente vegetais e frutas durante a infância ou no início da adolescência, apresentam um risco significativamente menor de desenvolverem câncer de mama.

O estudo foi realizado com mulheres na faixa de 27 a 44 anos que receberam um primeiro questionários sobre seu consumo alimentar em 1991 e deveriam retornar a cada 4 anos para preencherem um questionário similar. Os achados mostraram que as mulheres que reportaram um maior consumo de fibras, apresentaram de 12 a 19% menos risco de câncer de mama, dependendo da quantidade ingerida.

fibras

Para cada 10g adicionais de fibras, o que significaria aproximadamente 1 maçã e duas fatias de pão integral ou ½ xícara de feijão ou a mesma quantidade de couve-flor ou abóbora, as mulheres diminuíram o risco desse tipo de câncer para 13%.

Embora o time de pesquisadores ainda não esteja certo do porque desse tipo de dieta diminuir o risco de desenvolvimento do câncer de mama, eles especulam que as fibras abaixem os níveis de estrogênio no sangue, o que é altamente associado ao desenvolvimento de câncer. Estudos similares também sugerem que o alto consumo de fibras possa controlar a progressão do câncer de próstata em homens por impedir que as células cancerígenas criem novos vasos sanguíneos que elas necessitam para sobreviver.

A recomendação de especialistas para mulheres é de 21 a 25g de fibras/dia e de 30 a 38g de fibras/dia para homens.

alimentos-ricos-em-fibras

Portanto, é de grande importância ressaltar que o que damos de comer para as crianças durante esse período de vida, será sim um fator importante para um risco futuro de desenvolver câncer. Alimentem-se bem e cuidem também da alimentação dos seus filhos!

Grande beijo,

Fê Fittipaldi

 

Fonte: Willet W, Chen W, Liao X, Cho E, Eliassen H, Farvid M. Dietary Fiber Intake in Young Adults and Breast Cancer Risk. Pediatrics. 2016.

Leave a Reply


nove + = 13