O PODER DO AZEITE DE OLIVA – SAÚDE E SABOR

O Azeite de Oliva é um óleo obtido das azeitonas e típico da região Mediterrânea. Sua origem é conhecida há mais de 3 mil anos e naquele período, ele não era usado na alimentação e sim para besuntar o corpo para que se protegessem do frio.
Para que seja produzido, as azeitonas passam pelo processo de lavagem, moagem, prensagem a frio e centrifugação e o resultado é um delicioso óleo de alta qualidade gastronômica.
O azeite é rico em gorduras monoinsaturadas, que também são encontradas no abacate, sementes, etc . Esse tipo de ácido graxo é considerado benéfico, pois estudos já mostraram que ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom colesterol (HDL) importante para a nossa saúde cardiovascular.
Além disso, possui vitamina E, um poderoso antioxidante e vitamina K, importante para a saúde dos ossos e coagulação sanguínea.

Azeite

Tipos de Azeite
Extravirgem: É considerado o de melhor qualidade. Sua acidez é de até 1%. É a melhor opção e rico em propriedades antioxidantes. No dia a dia é utilizado na finalização de pratos e saladas.

Virgem: Possui aroma e sabor marcantes e acidez não é superior a 2%. Seu principal uso é culinário.
Existem também os azeites com misturas de outros óleos e mesmo com temperos como manjericão, alecrim, pimentas e até mesmo com trufas negras e brancas que conferem aromas incríveis.
Normalmente utilizamos os azeites em preparações culinárias salgadas, mas também é possível utilizar nas doces. Para quem quiser testar novidades e usar a criatividade, segue uma receita doce em que o azeite dá um toque especial:

Mousse de Chocolate com Azeite de Oliva Extravirgem
Ingredientes:
100g de chocolate (70% cacau)
6 colheres (sopa) de leite
30g de azeite
60g de açúcar demerara ou adoçante culinário que preferir
1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor
2 claras batidas em neve

Modo de Preparo:
Coloque o chocolate em uma panela junto com duas colheres de leite e leve ao fogo em banho maria. Misture a gelatina com o restante do leite e deixe hidratar por um minuto. Junte a gelatina ao chocolate e mexa bem até derreter tudo. Retire do banho maria e acrescente o açúcar ou adoçante e adicione o azeite. Bata as claras em neve e misture-as delicadamente ao chocolate. Despeje em taças e leve para gelar.

Bom Apetite!
Fê Fittipaldi.

Leave a Reply


9 − = zero