Os benefícios do Caqui na sua mesa

Vocês já devem ter notado que está na época de caqui e pelo Brasil os que mais encontramos são os do tipo chocolate e rama forte Ele está disponível em vários pontos de venda e com preço muito acessível.

De polpa suculenta e saborosa, o caqui é rico em fibras solúveis, vitamina C (importante para a imunidade e essencial para a produção de colágeno), licopeno (poderoso antioxidante), além de minerais como cálcio, ferro e fósforo. Possui aproximadamente 130 Kcal em 100g e por ser rico em frutose, deve ser consumido com moderação por diabéticos que devem procurar seu nutricionista para saberem a quantidade correta a ser consumida.

Receitas deliciosas podem ser feitas com o caqui, como tortas, sorvetes, geleias, bolos, em saladas… As possibilidades são muitas. Use sua criatividade!!

 caqui

Sorvete Funcional de Caqui

Ingredientes:

3 bananas congeladas

2 caquis maduros (polpa)

1 colher sopa de chia

1 pote de iogurte natural

Stevia para adoçar se necessário

Preparo:

Deixe as bananas de um dia para o outro no freezer para congelarem (sem a casca). Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque em um pote próprio para sorvete e leve ao freezer. Sirva com granola sem açúcar ou geleia de caqui (a seguir).

 sorvete

Geleia de Caqui

Ingredientes:

1 ½ kg de caqui

½ limão

1 copo de água

Stevia para adoçar (de preferência) ou 2 xícaras de açúcar mascavo (se houver necessidade, pois os caquis já são bem doces)

Preparo:

Retire a casca dos caquis e reserve a polpa. Em uma panela, coloque a água, stevia ou açúcar mascavo e a casca de limão até começar a ferver. Retire a casca e acrescente as gotas de limão. Coloque a polpa dos caquis e deixe apurar em fogo baixo até o ponto de geleia. Espere esfriar e guarde em vidros com fechamento hermético. Sirva com sorvete, bolos, na salada de frutas ou onde preferir.

geleia

Espero que gostem dessas dicas e aproveitem bastante essa fruta deliciosa.

Grande beijo,

Leave a Reply


1 + = seis