Você já conhece os Nibs de Cacau? Saiba mais aqui!

Eles são usados em preparações sofisticadas em restaurantes, vendidos em lojas de produtos naturais e muito apreciados por aqueles que se preocupam com a própria saúde.

Mas o que são os nibs de cacau? São pedacinhos moídos e torrados das sementes de cacau, um processo antes de se tornarem o chocolate propriamente dito em que serão acrescentados outros ingredientes como a manteiga de cacau, leite, açúcar, entre outros. Portanto, é a forma menos processada e mais natural do chocolate. A textura é crocante e o sabor bastante intenso, lembrando castanhas, grãos de café e também o chocolate amargo, porém sem açúcar algum.

São muito ricos em antioxidantes, além de fibras, magnésio e potássio.

 

nibs_cacau

 

E como podemos usá-los? A forma básica é polvilhando em sorvetes, iogurtes, bolos, etc. Podem ser cristalizados e usados em produtos de panificação ou junto com a granola usada diariamente.

Normalmente são vistos incorporados em produtos feitos com chocolate ou mesmo sendo envoltos por chocolate e castanhas e vendidos como petiscos.

Porém, existem outras formas em que podem ser aproveitados e que fica uma delícia, como por exemplo, fazer uma crosta com os nibs para ser usada em carnes antes de serem assadas ou douradas. Em saladas, podem ser usadas para dar mais crocância.

Os chefs, muito criativos, criam receitas inusitadas e bem interessantes como cebolas flambadas na cerveja com os nibs, que podem ser servidas com queijo de cabra, algum patê ou mesmo pasta de grão de bico (homus).

Nossa…só eu que fiquei com fome agora?

Você já usou os nibs em alguma receita? Conta aqui a sua experiência!

 

Um grande beijo,

Leave a Reply


4 + sete =