Você sabe armazenar corretamente os alimentos na geladeira? Veja as dicas!

Dados do Ministério da Saúde mostram que 45% das contaminações por alimentos acontecem dentro da casa das pessoas. Devemos tomar cuidado desde a compra do produto, conservação e manuseio (contaminação cruzada), até chegar à nossa mesa.

Quando for ao supermercado, sempre observe se as latas estão enferrujadas ou amassadas, se as embalagens estão violadas ou mesmo estufadas. Compre sempre alimentos dentro do prazo de validade.

Ao chegar em casa, lave as embalagens de iogurtes, margarina, cream cheese, etc, antes de colocar na geladeira. E como armazenar corretamente os alimentos dentro dela? Não é tão complicado como muitos acham. Vejam as dicas abaixo:

 

geladeira

 

(Imagem: Sesi)

– Use sempre recipientes com tampa;

geladeira

– Na prateleira superior devem estar os alimentos mais perecíveis como queijos, iogurtes, carnes, frios;

– Não “grude” um alimento no outro para não impedir a circulação do ar frio;

– Nas prateleiras intermediárias coloque as sobras que logo serão usadas e sempre dentro de embalagens próprias e com tampa;

geladeira

– Nas inferiores e na gaveta armazene as frutas, verduras, legumes. Uma dica importante é a de que esses itens não devem ser higienizados antecipadamente, isso por que a umidade presente irá deteriorar rapidamente esses alimentos. Devem ser higienizados apenas no momento de serem consumidos;

– Congelador é diferente de freezer, o primeiro chega a uma temperatura de aproximadamente 0 a 4C e o freezer pode chegar a -18C, portanto, nesse último caso, os alimentos podem permanecer por mais tempo. Quando for descongelar, sempre deixe o alimento na geladeira durante esse processo e nunca em temperatura ambiente;

geladeira

- Os ovos devem ser retirados de sua embalagem original e colocados em um recipiente na prateleira. Não deixe na porta como de costume, o abre e fecha pode causar micro rachaduras e muitas mudanças de temperatura que podem aumentar as chances de crescimento de microorganismos;

– Alguns alimentos mantêm melhor suas características ao permanecerem fora da geladeira. Isso ocorre com o tomate (mais sabor), manjericão (mais fresco), cebola e alho (mais crocantes), batata (mais fresca, pois na baixa temperatura ficará mais endurecida), azeite (mais líquido), abacate (se quiser que amadureça mais rapidamente).

geladeira

Ao limparem a geladeira, acomode os alimentos em uma caixa de isopor e utilizem uma mistura de bicarbonato de sódio com água morna, pois ela limpa e também diminui algum mau cheiro que houver. Pode ser feita uma vez ao mês.

Com essas dicas sua geladeira estará sempre muito bem organizada, limpa e todos os alimentos devidamente acondicionados, o que irá minimizar os riscos de contaminação e melhorar a sua saúde e de toda a sua família.

Leave a Reply


9 × seis =