Você sabe congelar adequadamente os alimentos que prepara?

Imaginem a situação… Acabamos de fazer um prato maravilhoso, com várias guarnições, mas exageramos na quantidade e acabou sobrando muita comida. O que fazer? O ideal, nesse caso, é o congelamento.

Esse processo pode preservar os alimentos se for feito da forma correta. Além de alimentos prontos, podemos congelar alimentos frescos, que não foram preparados, para que durem mais.

Vegetais-congelados

Seguem dicas do melhor modo a ser seguido:

Alimentos já cozidos e prontos

– Coloque-os em embalagem de vidro ou aquelas próprias para irem ao freezer, lembrando que se houver excesso de temperos, eles serão realçados após o descongelamento;

– Identifique a embalagem com etiqueta e coloque a data do congelamento;

– Organize os congelados mais antigos pra frente, para que sejam consumidos antes;

– Lembre-se que o congelador tem uma temperatura entre 0C e 4C, assim, os alimentos têm uma vida média de 1 mês. Já no freezer, que chega a temperaturas bem inferiores, como -18C, pode durar até por volta de 3 meses, dependendo do produto.

frozen-vegetables

 

Alimentos sem preparo

– Escolha e separe os alimentos que serão congelados e limpe-os;

– Proceda de acordo com cada tipo de alimento:

* Frutas – devem estar limpas e sem os caroços. Separe em porções, armazene em embalagem adequada e etiquete. Podem ser usadas em recheios de bolos, tortas, sucos, smoothies, etc;

* Hortaliças – O processo mais adequado para que durem mais é o de passar pelo branqueamento antes do congelamento. Esse processo faz com que a cor, textura e sabor do alimento se conserve e também evita a proliferação de bactérias. Basta escaldar a hortaliça em água fervente por aproximadamente 2 minutos com o auxílio de uma peneira ou escumadeira (alimentos mais duros como o milho podem levar mais tempo) e rapidamente mergulhar em água gelada. Esse choque térmico vai parar o cozimento.

* Carnes – Limpar, retirar o excesso de gordura e separar em porções individuais em sacos plásticos próprios;

* Caldos – podem ser colocados em forminhas de gelo e descongelados a medida que necessitar usar. O mesmo pode ser feito com temperos como salsinha, coentro. Coloque-os nas forminhas e acrescente água.

– Colocar em embalagem adequada, tentando sempre retirar o ar se possível, etiquetar e ficar de olho no vencimento.

Congelados

 

Alimentos que não devem ser congelados

Queijos cremosos, cremes engrossados com amido ou farinha, maionese, batata, creme de leite, ovo com casca, pepino, chantilly e alimentos que já foram congelados não devem passar por esse processo, pois muitos não ficam com a consistência agradável depois.

 

Descongelamento

O ideal é que o alimento a ser descongelado seja retirado do freezer na noite anterior e deixado na geladeira para descongelar aos poucos. Se precisar que o alimento seja descongelado rapidamente, opte pelo microondas.

Nunca descongele em temperatura ambiente, pois pode levar ao desenvolvimento de microorganismos que muitas vezes são prejudiciais ao organismo.

 

alimentos-congelados-foto-568

Essas são dicas simples que podem facilitar muito no dia-a-dia e sempre de maneira saudável.

Grande beijo,

Fê Fittipaldi.

Leave a Reply


9 − = um