Você sabe montar um prato saudável? Aprenda a se alimentar bem e com equilíbrio!


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Já sabemos que o que colocamos no prato todos os dias é crucial para a saúde do nosso corpo hoje e no futuro. Por isso, é sempre bom relembrarmos como se monta uma refeição saudável.

Em 2011, especialistas em nutrição da Harvard T.H.Chan School of Public Health e editores da Harvard Health Publications, criaram um guia fácil de como montar uma refeição equilibrada pra se fazer no restaurante por kg, em casa ou mesmo quando for montar a marmita para levar ao trabalho.

prato

“Copyright © 2011 Harvard University Para mais informações sobre o Prato: Alimentação Saudável, consulte The Nutrition Source, Department of Nutrition, Harvard T.H. Chan School of Public Health, http://www.thenutritionsource.org and Harvard Health Publications, health.harvard.edu”.

 

O que podemos notar nesse Guia:

  • Os vegetais e as frutas devem constituir a metade de um prato saudável e especial atenção deve ser dada ao fato de que a batata não é pra ser considerada pelo impacto que tem no aumento da glicemia (açúcar no sangue);

 

  • Os grãos integrais devem compor ¼ do prato, são eles: cevada, quinoa, aveia, arroz integral assim como os produtos feitos com eles e evitar os refinados como pão e arroz branco, por exemplo;

 

  • As proteínas completam mais ¼ do prato, nesse grupo entram as leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico e as carnes magras. Evitar os embutidos como salsicha, linguiça, salame, etc

 

  • Evitar as bebidas açucaradas e lembrar que o suco deve ser limitado a 1 copo pequeno ao dia pois também pode apresentar alto valor calórico;

 

  • Evite gordura saturada e dê preferência aos óleos de oliva, soja, milho, girassol, canola;

 

  • Mantenha-se sempre ativo, pois é muito importante para o controle de peso.

 

São dicas simples e fáceis de serem seguidas diariamente. Nossa saúde não pode esperar. Vamos começar hoje?

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Grande beijo,

 

Fê Fittipaldi

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